sexta-feira, 25 de junho de 2004

Aristides de Sousa Mendes

ARISTIDES DE SOUSA MENDES
25 de Junho de 2004

PROPOSTA

Comemora-se este ano, o cinquentenário da morte de Aristides de Sousa Mendes, Cônsul Português em Bordéus, que em 1940, contra as ordens expressas por “ Oliveira Salazar”, emitiu milhares de vistos de entrada em Portugal, salvando assim a uma morte quase certa cerca de 30.000 pessoas.
Foi curiosamente em 17 de Junho de 1940, que foi emitido o 1º visto.
Hoje, passados 64 anos depois desta data, cerimónias católicas, judaicas e laicas, homenageiam um pouco por todo o mundo, aquele que foi um dos grandes heróis Portugueses do século XX. A iniciativa destas comemorações é da Raoul Walleenberg Foundation, com o apoio do Vaticano, do Ministério dos Negócios estrangeiros, e do Comité Internacional Angelo Roncalli.
Estão marcadas celebrações em Portugal, Argentina, Israel, África do Sul, Bélgica, Brasil, China, Estados Unidos, Espanha, Polónia e Itália entre outros Estados.
Aristides de Sousa Mendes foi uma figura única, impar, e de uma importância extrema para a afirmação de valores como a liberdade, o valor da vida, ou tão só o valor individual das nossas consciências.
Assim, apresentamos esta Moção para que seja votada nesta Assembleia, recomendando à Câmara Municipal que :
1. A Câmara Municipal se associe às celebrações contactando para o efeito a Fundação Aristides de Sousa Mendes .
2. A Câmara Municipal promova nas escolas do nosso Concelho, a obra e o legado de Aristides de Sousa Mendes.
3. Ao exemplo do previsto em cidades como Porto, Lisboa, Coimbra ou Bordéus, se atribua a uma rua da nossa Vila o nome de Aristides de Sousa Mendes.
4. A presente moção. (no caso de aprovada), siga para conhecimento da Fundação Aristides de Sousa Mendes, Ministério dos Negócios Estrangeiros e principalmente à Família .
E ainda que em honra e memória deste homem que morreu na mais completa miséria, mas na paz com a sua consciência esta Assembleia lhe preste a devida homenagem fazendo um minuto de silêncio .