NOTA À IMPRENSA REGIONAL
30 de Agosto de 2003
“TURISMO VIRTUAL” - CONTINUAÇÃO
Face ao elevado numero de visitantes que se esperam em Portugal pela altura do Euro 2004 o “ICEP” tem um site comum com a sociedade “Euro 2004” onde para além da reserva e venda de bilhetes para os jogos, apresenta e recomenda soluções turísticas para os visitantes, o site já teve a visita de aproximadamente 1 milhão e 500 mil pessoas.
Na visita que efectuamos á procura da promoção e oferta turística do Bombarral, ficamos surpreendidos pelo trabalho, de qualidade irreal elaborado, senão vejamos alguma da informação disponível:
Quando começamos a navegar verificamos os seguintes resultados em perguntas como:
BOMBARRAL - ONDE FICAR ?
Hotéis e Pensões - Nenhuma referência ; Turismo Rural - Quinta da Nogueira na Portela ; Campismo e Caravanismo - Nenhuma referência ;
BOMBARRAL - GASTRONOMIA REGIONAL
Restaurantes e Cafés - Nenhuma referência ; Pratos Típicos - Rota do Atum, que julgamos ser em V.R.Stº António, Caldeirada de peixe, sardinha assada, mexilhões, crustáceos, salmonetes, dourada, linguado, lampreia, truta, sável, caldo verde, etc.... ; Vinhos Regionais - Nenhuma referência ;
BOMBARRAL - LOCAIS A VISITAR
Lazer - Referência ás empresas Novas Aventuras, Templar – Rotas e Destinos,
Arrábida Aventuras, INATEL, Margens Desporto Aventura, V.Potier Animação Turística ; Monumentos e Museus - Santuário do Sr. Jesus do Carvalhal, Torre dos Lafeta no Carvalhal e Solar dos Melo e Castro em São Mamede
Assim só podemos concluir que a estratégia passa ainda pela falta de articulação entre os responsáveis locais na promoção da imagem turística do Concelho do Bombarral
Desde 2001 que foram nomeados centros de treinos oficiais Euro 2004, entre outros, os aqui tão perto Estádio Municipal da Marinha Grande; Complexo Desportivo das Caldas da Rainha; Estádio Municipal de Óbidos; Centro de Estágio de Rio Maior; Parque Desportivo Municipal de Mafra; Estalagem do Sorraia em Coruche.
É do conhecimento geral que ao redor das equipes participantes movimentam-se milhares de adeptos que procuram alojamentos, locais de diversão e de lazer e até património histórico e arquitectónico para visitar.
Será que não cabe na estratégia turística da Câmara promover o tecido empresarial local e criar condições para o desenvolvimento local ?
O que foi feito, para promover e oferecer turisticamente a estes milhares de adeptos que vão veranear por estes lugares aqui tão perto durante aproximadamente 2 meses .
Qual é a estratégia ?
O Euro 2004 acontece entre 12 de junho e 4 de julho de 2004, será que ainda estamos a tempo?
Ou será que já fomos mais uma vez ultrapassados pelos nossos vizinhos, para já não falar dos Espanhóis que promovem a zona fronteiriça como se fosse em Espanha que se vai realizar o Euro 2004
O Bombarral tem uma piscina, tem um pavilhão desportivo, tem um museu, tem uma sala de arqueologia, tem uma mata municipal, tem os mais variados monumentos de interesse turístico, tem dos melhores vinhos regionais, tem a pêra rocha, tem munícipes hospitaleiros mas, tem acima de tudo a necessidade de se promover no exterior.
Ou será que este equipamento só serve para promoção eleitoral ?