15 de Agosto de 2003
TURISMO VIRTUAL !
A Câmara Municipal do Bombarral denota uma profunda incapacidade e omissão para afirmar a imagem turística do Concelho.
O trabalho de projecção turística sem qualquer estratégia de projectar o concelho, nem sequer se pode considerar “virtual”
É preocupante a inércia do pelouro do turismo da autarquia na promoção da imagem do concelho, inclusive, nas acções de projecção turística ligadas ao evento desportivo Euro 2004.
A Câmara municipal transformou-se numa instituição autista e fechada sobre si própria. Ninguém sabe qual a estratégia turística de promoção do Bombarral no exterior. Ou seja, a Câmara do Bombarral demonstra desgaste político e profunda incapacidade para os novos desafios que têm a ver com a projecção no exterior do Concelho do Bombarral.
Promoção turística para a Câmara é o Festival do Vinho, que infelizmente já denota pouca projecção turística do Bombarral no exterior. Além de estar a ser ultrapassado em muitos aspectos e principalmente em notoriedade, pela Feira do Vinho em Torres Vedras, pelo Festival do Vinho de Palmela, pela Festa das Vindimas em Bucelas e pela Feira dos Vinhos em Lisboa.
A estratégia turística da Câmara Municipal passa somente pela promoção do Festival do Vinho 4 ou 5 dias antes do mesmo e pela inexistência de brochuras informativas sobre o Concelho do Bombarral no próprio posto de turismo local.
O Turismo em Portugal fechou o ano transato com um saldo positivo, mesmo tendo em conta os acontecimentos do “11 de Setembro” e os seus efeitos negativos internacionais a nível da actividade do turismo.
No entanto, o numero de visitantes estrangeiros a Portugal atingiu os 28.149,9 milhares, o que traduziu um crescimento de 0,5% face ao ano anterior.
As receitas atribuídas ao turismo, segundo dados provisórios do Banco de Portugal, atingiram os 6.118,8 milhões de Euros.
Dos 28.149,9 milhares de turistas que visitaram o País 22.702,7 milhares entraram em Portugal por terra.
O que fez a Câmara do Bombarral para cativar um único destes turistas ?
Mais, face ao elevado numero de visitantes que se esperam em Portugal pela altura do Euro 2004 o “ICEP” tem um site “linkado” á sociedade “Euro 2004” onde para além da reserva e venda de bilhetes para os jogos, apresenta e recomenda soluções turísticas para os visitantes, o site já teve a visita de aproximadamente 1 milhão e 500 mil pessoas.
Na visita que efectuamos á procura da promoção e oferta turística do Bombarral, ficamos surpreendidos pelo trabalho, de qualidade irreal elaborado, senão vejamos alguma da informação disponível:
Quando começamos a navegar verificamos os seguintes resultados em perguntas como:
BOMBARRAL - ONDE FICAR ?
Hotéis e Pensões - Nenhuma referência ; Turismo Rural - Quinta da Nogueira na Portela ; Campismo e Caravanismo - Nenhuma referência ;
BOMBARRAL - GASTRONOMIA REGIONAL
Restaurantes e Cafés - Nenhuma referência ; Pratos Típicos - Rota do Atum, que julgamos ser em V.R.Stº António, Caldeirada de peixe, sardinha assada, mexilhões, crustáceos, salmonetes, dourada, linguado, lampreia, truta, sável, caldo verde, etc.... ; Vinhos Regionais - Nenhuma referência ;
BOMBARRAL - LOCAIS A VISITAR
Lazer - Referência ás empresas Novas Aventuras, Templar – Rotas e Destinos,
Arrábida Aventuras, INATEL, Margens Desporto Aventura, V.Potier Animação Turística ; Monumentos e Museus - Santuário do Sr. Jesus do Carvalhal, Torre dos Lafeta no Carvalhal e Solar dos Melo e Castro em São Mamede
Assim só podemos concluir que a estratégia passa também pela falta de articulação entre os responsáveis locais na promoção da imagem turística do Concelho do Bombarral
Desde 2001 que foram nomeados centros de treinos oficiais Euro 2004, entre outros, os aqui tão perto Estádio Municipal da Marinha Grande; Complexo Desportivo das Caldas da Rainha; Estádio Municipal de Óbidos; Centro de Estágio de Rio Maior; Parque Desportivo Municipal de Mafra; Estalagem do Sorraia em Coruche.
É do conhecimento geral que ao redor das equipes participantes movimentam-se milhares de adeptos que procuram alojamentos, locais de diversão e de lazer e até património histórico e arquitectónico para visitar.
Será que não cabe na estratégia turística da Câmara promover o tecido empresarial local e criar condições para o desenvolvimento local ?
O que foi feito, para promover e oferecer turisticamente a estes milhares de adeptos que vão veranear por estes lugares aqui tão perto durante aproximadamente 2 meses .
Qual é a estratégia ?
O Euro 2004 acontece entre 12 de junho e 4 de julho de 2004, será que ainda estamos a tempo?
Ou será que já fomos mais uma vez ultrapassados pelos nossos vizinhos, para já não falar dos Espanhóis que promovem a zona fronteiriça como se fosse em Espanha que se vai realizar o Euro 2004
O Bombarral tem uma piscina, tem um pavilhão desportivo, tem um museu, tem uma sala de arqueologia, tem uma mata municipal, tem os mais variados monumentos de interesse turístico, tem dos melhores vinhos regionais, tem a pêra rocha, tem munícipes hospitaleiros mas, tem acima de tudo a necessidade de se promover no exterior.
Ou será que este equipamento só serve para promoção eleitoral ?
Está na altura da Câmara Municipal defender os interesses do tecido empresarial do Bombarral e dos munícipes e, de informar das medidas que foram, estão ou vão ser tomadas para promover o Concelho do Bombarral e a economia local junto dos milhares de cidadãos estrangeiros que vêem visitar e veranear por Portugal durante o decorrer do evento desportivo “Euro 2004”.
Depois digam que não avisamos .
A Câmara Municipal do Bombarral denota uma profunda incapacidade e omissão para afirmar a imagem turística do Concelho.
O trabalho de projecção turística sem qualquer estratégia de projectar o concelho, nem sequer se pode considerar “virtual”
É preocupante a inércia do pelouro do turismo da autarquia na promoção da imagem do concelho, inclusive, nas acções de projecção turística ligadas ao evento desportivo Euro 2004.
A Câmara municipal transformou-se numa instituição autista e fechada sobre si própria. Ninguém sabe qual a estratégia turística de promoção do Bombarral no exterior. Ou seja, a Câmara do Bombarral demonstra desgaste político e profunda incapacidade para os novos desafios que têm a ver com a projecção no exterior do Concelho do Bombarral.
Promoção turística para a Câmara é o Festival do Vinho, que infelizmente já denota pouca projecção turística do Bombarral no exterior. Além de estar a ser ultrapassado em muitos aspectos e principalmente em notoriedade, pela Feira do Vinho em Torres Vedras, pelo Festival do Vinho de Palmela, pela Festa das Vindimas em Bucelas e pela Feira dos Vinhos em Lisboa.
A estratégia turística da Câmara Municipal passa somente pela promoção do Festival do Vinho 4 ou 5 dias antes do mesmo e pela inexistência de brochuras informativas sobre o Concelho do Bombarral no próprio posto de turismo local.
O Turismo em Portugal fechou o ano transato com um saldo positivo, mesmo tendo em conta os acontecimentos do “11 de Setembro” e os seus efeitos negativos internacionais a nível da actividade do turismo.
No entanto, o numero de visitantes estrangeiros a Portugal atingiu os 28.149,9 milhares, o que traduziu um crescimento de 0,5% face ao ano anterior.
As receitas atribuídas ao turismo, segundo dados provisórios do Banco de Portugal, atingiram os 6.118,8 milhões de Euros.
Dos 28.149,9 milhares de turistas que visitaram o País 22.702,7 milhares entraram em Portugal por terra.
O que fez a Câmara do Bombarral para cativar um único destes turistas ?
Mais, face ao elevado numero de visitantes que se esperam em Portugal pela altura do Euro 2004 o “ICEP” tem um site “linkado” á sociedade “Euro 2004” onde para além da reserva e venda de bilhetes para os jogos, apresenta e recomenda soluções turísticas para os visitantes, o site já teve a visita de aproximadamente 1 milhão e 500 mil pessoas.
Na visita que efectuamos á procura da promoção e oferta turística do Bombarral, ficamos surpreendidos pelo trabalho, de qualidade irreal elaborado, senão vejamos alguma da informação disponível:
Quando começamos a navegar verificamos os seguintes resultados em perguntas como:
BOMBARRAL - ONDE FICAR ?
Hotéis e Pensões - Nenhuma referência ; Turismo Rural - Quinta da Nogueira na Portela ; Campismo e Caravanismo - Nenhuma referência ;
BOMBARRAL - GASTRONOMIA REGIONAL
Restaurantes e Cafés - Nenhuma referência ; Pratos Típicos - Rota do Atum, que julgamos ser em V.R.Stº António, Caldeirada de peixe, sardinha assada, mexilhões, crustáceos, salmonetes, dourada, linguado, lampreia, truta, sável, caldo verde, etc.... ; Vinhos Regionais - Nenhuma referência ;
BOMBARRAL - LOCAIS A VISITAR
Lazer - Referência ás empresas Novas Aventuras, Templar – Rotas e Destinos,
Arrábida Aventuras, INATEL, Margens Desporto Aventura, V.Potier Animação Turística ; Monumentos e Museus - Santuário do Sr. Jesus do Carvalhal, Torre dos Lafeta no Carvalhal e Solar dos Melo e Castro em São Mamede
Assim só podemos concluir que a estratégia passa também pela falta de articulação entre os responsáveis locais na promoção da imagem turística do Concelho do Bombarral
Desde 2001 que foram nomeados centros de treinos oficiais Euro 2004, entre outros, os aqui tão perto Estádio Municipal da Marinha Grande; Complexo Desportivo das Caldas da Rainha; Estádio Municipal de Óbidos; Centro de Estágio de Rio Maior; Parque Desportivo Municipal de Mafra; Estalagem do Sorraia em Coruche.
É do conhecimento geral que ao redor das equipes participantes movimentam-se milhares de adeptos que procuram alojamentos, locais de diversão e de lazer e até património histórico e arquitectónico para visitar.
Será que não cabe na estratégia turística da Câmara promover o tecido empresarial local e criar condições para o desenvolvimento local ?
O que foi feito, para promover e oferecer turisticamente a estes milhares de adeptos que vão veranear por estes lugares aqui tão perto durante aproximadamente 2 meses .
Qual é a estratégia ?
O Euro 2004 acontece entre 12 de junho e 4 de julho de 2004, será que ainda estamos a tempo?
Ou será que já fomos mais uma vez ultrapassados pelos nossos vizinhos, para já não falar dos Espanhóis que promovem a zona fronteiriça como se fosse em Espanha que se vai realizar o Euro 2004
O Bombarral tem uma piscina, tem um pavilhão desportivo, tem um museu, tem uma sala de arqueologia, tem uma mata municipal, tem os mais variados monumentos de interesse turístico, tem dos melhores vinhos regionais, tem a pêra rocha, tem munícipes hospitaleiros mas, tem acima de tudo a necessidade de se promover no exterior.
Ou será que este equipamento só serve para promoção eleitoral ?
Está na altura da Câmara Municipal defender os interesses do tecido empresarial do Bombarral e dos munícipes e, de informar das medidas que foram, estão ou vão ser tomadas para promover o Concelho do Bombarral e a economia local junto dos milhares de cidadãos estrangeiros que vêem visitar e veranear por Portugal durante o decorrer do evento desportivo “Euro 2004”.
Depois digam que não avisamos .