quarta-feira, 29 de junho de 2005

Homenagem aos Bombeiros

Senhor Deputado à Assembleia da República, Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Senhor Presidente do Município do Bombarral, Senhores Vereadores e Senhores Deputados da Assembleia Municipal, Senhores Convidados, Minhas Senhoras e meus senhores

Hoje quando se comemoram os 91 anos da fundação do concelho, contrariamente ao que seria de esperar, não vamos fazer diagnósticos do estado do Concelho, vamos neste dia de homenagens quer a um cidadão do Concelho quer aos Bombeiros Voluntários acima de tudo falar dos Bombeiros Voluntários do Bombarral.
Fala-se muito dos Bombeiros, fundamentalmente na “época” dos fogos florestais e quando existem outras calamidades ou outros sinistros graves.
Umas vezes enaltece-se o papel dos Bombeiros, felizmente a maior parte das vezes, noutras vezes são fortemente criticados, pela falta de coordenação, de organização, de Bombeiros.
Mas, nunca se chega a ir ao fundo das questões, a profundar a origem dos problemas, e indicar soluções para os mesmos, porque isso não é noticia, não se vende e não se escreve.
Os Bombeiros Voluntários, são a grande maioria em Portugal, prestando serviço às populações que servem e, por isso, ao seu País, aos seus concelhos e às suas aldeias.
Muitos de nós não temos a noção do que é ser Bombeiro Voluntário. Muitos de nós não sabem que não se ganha nada e outros julgam que como os Bombeiros são voluntários só vão ao Quartel prestar serviço apenas quando querem...
Muitos de nós ainda julgam que os Bombeiros, quando iniciam esta vida, começam logo a apagar fogos, a socorrer feridos, e não nos apercebemos da quantidade de horas de formação que precisam de ter para o poderem fazer...
A palavra “VOLUNTÁRIO” nos bombeiros não é nem nunca poderá vir a ser sinónimo de “AMADOR”. Os Bombeiros Voluntários não são amadores ! São profissionais, na forma de actuar, como são os Bombeiros profissionais sejam sapadores ou municipais.
Na área de actuação própria de cada Corpo de Bombeiros Voluntários são eles os responsáveis pela prestação de socorro às suas populações (nos incêndios, nas inundações, nos desabamentos, nos diversos tipos de acidente, na prestação dos primeiros socorros aos feridos, e em muitos outros incidentes para os quais são chamados a toda a hora).
E, por isso, nos bombeiros a palavra “voluntário” como sinónimo de se fazer o que se quer só se aplica para entrar e para sair dos Bombeiros.
Entre esses dois momentos têm o compromisso de cumprir com tudo aquilo que lhes for determinado.
E acreditem que aos Bombeiros Voluntários é exigido muito!
Por isso esta homenagem e a atribuição desta medalha de honra apesar de tardia é mais do que justa !
Muitos não sabem que os Bombeiros Voluntários pertencem a associações humanitárias, que são identidades privadas e que se substituem ao Estado na função de garantir o socorro às populações !
Muitos não sabem que em Portugal o estado não tem Bombeiros !
Muitos não sabem que os Bombeiros Voluntários são das poucas, ou talvez as únicas, entidades privadas que garantem um serviço ás populações 24 horas por dia, todos os dias do ano .
Muitos não sabem como são financiados. Muitos não sabem quanto custam os seus equipamentos, como é a sua formação .
Mas principalmente, muitos não sabem, e as autarquias e o Estado na maioria dos casos não querem saber, de quantos milhões de euros os Bombeiros poupam ao estado e, por consequência, a todos os cidadãos por ano, pelo facto de serem voluntários .
Termino com a convicção que a verdadeira homenagem é a que vos fazemos diariamente agradecendo o vosso empenho e desejando a todos os Bombeiros e às suas famílias muita saúde (que é o bem mais precioso que temos) e que nunca venham a precisar dos serviços dos Bombeiros
Nesta Assembleia foi também homenageado o cidadão Feliciano Barreiras Duarte